Batata-doce
Caraterização

A batata-doce (Ipomoea batatas) é um tubérculo originário da América Central. Desde os primórdios que esta variedade de batata era consumida pelos povos indígenas como fonte rica de nutrientes mas também existem registos históricos da sua utilização na medicina tradicional para o tratamento da diabetes.
Foi Cristovão Colombo que trouxe a batata-doce para a Europa e já no século XVI este tubérculo foi levado para as Filipinas por exploradores Espanhóis e para a África, Índia, Indonésia e sul da Ásia por Portugueses.
Este tubérculo distingue-se dos restantes pelo seu sabor doce e por apresentar uma ampla gama de cores, quer de pele, quer de polpa, que pode ser branca, amarela, laranja ou roxa. Relativamente ao seu tamanho e formato, esta pode adotar uma forma semelhente à batata comum ou ter uma forma alongada e cónica.
Hoje em dia já todos ouvimos falar que para alcançar o sucesso de uma dieta de emagrecimento, temos de retirar a batata da nossa alimentação. Por outro lado, a batata-doce é considerada por muitos uma boa fonte de nutrientes que deve ser incluída em qualquer dieta. Mas será que são assim tão diferentes?
Ao comparar ambas as variedades encontramos algumas diferenças, porém estas não são significativas ao ponto de podermos afirmar que uma variedade seja superior à outra. Ora vejamos porquê.
Por um lado a batata comum é menos calórica, tem menos hidratos de carbono e tem mais proteína. Para além disso tem um teor superior de vitaminas do complexo B e é rica em potássio e fósforo.
Batata-doce VS Batata comum

Por outro lado, a batata-doce tem um menor índice glicémico, o que significa que os hidratos de carbono presentes nesta variedade não irão aumentar tanto os níveis de açúcar no sangue tal como com a batata comum. Também não podemos deixar de referir que esta batata é uma excelente fonte de beta-carotenos, que são substâncias que ao serem ingeridas se transformam em vitamina A, atuando em várias funções do nosso organismo, nomeadamente como antioxidante. A batata-doce também é rica em vitamina C e E, e tem um teor superior de cálcio e magnésio.
Portanto podemos afirmar que as duas variedades de batatas têm qualidades distintas e por isso podem sem ambas incluídas numa alimentação saudável e diversificada.
Compostos funcionais
A batata doce é um legume extramamente saboroso e versátil que possuí compostos benéficos para a nossa saúde. Estes compostos, os carotenos e as antocianinas, conferem à batata-doce atividade antioxidante e anti-inflamatória.
Quanto mais colorida, melhor é!
A intensidade da cor da polpa da batata doce está diretamente relacionada com o índice de compostos funcionais. O beta-caroteno está mais presente nas variedade de cor amarela e laranja, enquanto nas variedades roxas são predominantes as antocianinas. As variedades roxas são as que apresentam maior atividade antioxdante, sendo superior à observada no mirtílo.
Com ou sem casca?
Com casca, com certeza! O consumo de batata-doce deve ser sempre feito idealmente com casca, porque o poder antioxante da casca é muito superior ao encontrado apenas na polpa, não desperdiçando assim nenhum nutriente deste maravilhoso tubérculo.
Tratamento da Diabetes
Existem relatos da batata-doce ser utilizada na medicina tradicional para o tratamento de diabetes de forma a controlar a glicémia. Atualmente já foram efetuados vários estudos científicos que demonstram uma melhoria dos níveis plasmáticos de glucose após a ingestão de batata-doce. Este efeito pode ser em parte explicado pelo baixo índice glicémico desta variedade de batata. No entanto são necessárias futuras investigações mais pormenorizadas e amplas de forma a comprovar este efeito.
Método de Confeção
O método de confeção ideal da batata-doce é a cozedura, preferencialmente a vapor, de forma a conservar todos os seus nutrientes benéficos. Também pode optar pela batata assada, porém devido às elevadas temperaturas ocorre a degradação de alguns compostos.
Também se verifica ser benéfico consumir a batata-doce com a adição de gordura, uma vez que a gordura irá potenciar a absorção intestinal de beta-caroteno. Neste sentido, opte sempre por cozinhar e consumir a batata-doce com uma fonte de gordura saudável, como por exemplo o azeite virgem extra, nas quantidades recomendadas.
Desporto
A batata-doce é um alimento muito apreciado por praticantes de atividade física e desportistas. De facto este tubérculo é um alimento adequado para indivíduos com elevado gasto energético, pois fornece energia e hidratos de carbono complexos de baixo índice glicémico e para além disso é rico em vitaminas e minerais.

Também é importante referir que a batata-doce é uma fonte de oxalatos, que são substâncias naturalmente encontradas em alguns hortícolas que ao ficarem concentrados podem cristalizar na corrente sanguínea e assim causar problemas de saúde. Neste sentido é desaconselhado o consumo regular de batata-doce a pessoas com problemas hepáticos e renais.